Como fazer um podcast?


Sendo bem sincero com todos vocês, meus queridos acompanhantes do podcast, existem diversos textos na internet ensinando a fazer esse tipo de comunicação. Contudo, nenhum deles é satisfatório e eu mesmo, quando precisei, tive de colher dados aqui e ali. Falta alguma coisa que sirva tanto para quem queira ser profissional ou apenas um diletante (como eu), que ocasionalmente produz programas.

Criar um programa desse tipo acontece por diversos motivos, muitas vezes não passa simplesmente de uma narração de alguns fatos cotidianos. E muita gente trabalha de forma séria nisso.

Por conta disso tudo que eu resolvi criar essa série de textos que falam sobre como fazer o podcast. Basicamente será dividido por temas, começando pelo seguinte:

Como elaborar meu primeiro podcast? As sete perguntas que você deve responder antes de fazer um programa.

1ª pergunta: Para que eu quero fazer o podcast?

Uma das grandes chaves de um programa é saber se o que você tem a produzir é realmente importante.

Pensem comigo: se eu resolver entrar e fazer um programa sobre economia, dando uma procurada no Google eu vou encontrar diversos. O problema a ser pensado é que “será que eu preciso fazer um podcast mesmo?”, mesmo não tendo nada de diferente de todos os outros.

É nessa fase de planejamento que as coisas começam a ser definidas. Se o seu podcast é de um tema existente na web, o que você vai oferecer de diferente? Se for algo novo, o que seria esse algo novo?

2ª pergunta: Para quem eu quero fazer o podcast?

Existe público para aquilo que desejo fazer? As pessoas irão mesmo querer ouvir o meu programa? Ele será restrito ou será livre, para qualquer idade?

Algumas pessoas podem pensar num programa como algo que pode ser voltado para todas as pessoas ou ser um produto de nicho, onde apenas algumas pessoas irão acessar e ouvir. Particularmente eu prefiro pensar na forma de COMO e QUEM vai querer me ouvir. Se for ou não produto de nicho, isso fica por conta do próprio formato.

Outro aspecto a ser analisado é se esse tipo de público quer o seu podcast e como que você pretende se comunicar com ele. Afinal de contas, a resposta é sempre importante para replanejar e traçar metas para programas futuros.

3ª pergunta: o que eu tenho a oferecer?

Já traçou quem serão seus ouvintes, as razões e agora vem a parte que mais derruba gente: qual a finalidade do meu programa e como eu vou oferecer alguma coisa para o meu público?

Pensar em qual o conteúdo que vai ser abordado e a relevância dele é de suma importância. Tentemos imaginar nosso podcast sobre música, por exemplo. Será mesmo que eu vou apenas tocar as mesmas num playlist e nada mais? Ou eu vou explicar sobre a banda e até mesmo apresentar formas de adquirir as músicas de forma legal? Ou ainda, será que eu também não posso oferecer entrevistas gravadas, promoções e outras coisas do tipo?

Claro que quando for pensar no que oferecer, pense em algo que esteja dentro das suas possibilidades. Afinal de contas devemos pensar no nosso programa como uma coisa que seja nossa e que nos dê alegrias, não dores de cabeça. Não pode ser algo que te prejudique de alguma forma ou que seja impossível para ti fazer. Pensar com os pés no chão também é uma medida de sucesso para seu programa.

4ª pergunta: Quais meus conhecimentos técnicos sobre gravação?

Saber como funciona o processo de gravação é importante, sobretudo se for você mesmo quem editar o programa.

Na série de textos que vou publicar ao longo das semanas, eu tratarei dessa parte mais técnica, mas nada exclui um bom estudo dos programas que você pretende utilizar (ainda mais se forem gratuitos, uma vez que costumam ser mais complicados e menos práticos que os pagos). Saber também coisas como bitrate, filtragem de ruído, equalização de áudio já ajudam bastante nesse quesito.

5ª pergunta: Quanto tempo eu disponho?

É preciso ter algum tempo livre para gravar e mais algum se for editar o programa. Planejar isso também ajuda, por exemplo, a definir qual a duração do seu podcast.

Em média eu costumo dizer que para cada meia hora de programa gravado eu preciso de mais ou menos o mesmo tanto para editar e deixar apresentável. No caso de colocar efeitos sonoros e outras coisas, triplique esse tempo, uma vez que você vai ter que ouvir e perceber se não há falhas. Você também pode dispor de pessoas que te ajudem a editar o programa, com isso ganha-se tempo na produção e pós-produção do programa.

6ª pergunta: Quanto eu posso investir no meu podcast?

Eis uma questão delicada. Quanto melhor quiser um programa, mais você terá que investir e quanto mais sucesso, mais terá que gastar com site e publicidade.

Logicamente que terá alguns artigos específicos sobre essa parte de equipamento e publicidade, mas pensem numa coisa: ter um computador razoável e também uma placa de som, mesmo onboard, boa é meio caminho andado. Ou até mais, uma vez que isso também ajuda na hora de terminar a produção e até mesmo para rodar programas.

Quanto a parte de acessos, pode haver custos com hospedagem, domínio e outras coisas, que devem ser colocadas no lápis. Existem diversas excelentes opções gratuitas, mas em alguns casos precisamos lidar com agregadores de conteúdos, os feeds e ter uma hospedagem para os programas se torna essencial.

7ª pergunta: Qual o formato do meu programa?

Definir um podcast tem também a parte do planejamento. Com que frequência e quanto tempo de duração eu colocarei meu programa?

Não existe uma duração padrão. Tem podcasts que funcionam bem com uma hora, outros com meia e tem alguns que podem variar mais que outros. E também a periodicidade, se será semanal, mensal, bimestral etc. como conselho eu coloco algo entre o semanal e o mensal. São durações possíveis e apenas lembre-se de ser constante.

Essas são as perguntas que, antes de pensar em fazer um podcast, necessitam de respostas para, futuramente, pensar num planejamento. Nos próximos textos eu abordarei partes mais técnicas, por isso, nos vemos semana que vem.

1 comentários:

mcve666 disse...

Bem interessante esse texto.
Até pq esse tipo de iniciativa faz as pessoas deixarem de ser apenas consumidoras de conteúdo para tbm gerar seu próprio conteúdo para pessoas com os mesmos interesses...
Mto bom Fallen...

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White