Fotografia "Dark"

Atualmente não é possível imaginar o mundo sem a fotografia. Precursora do cinema, a imagem estática realista é um sonho realizado. A vontade de representar o que vemos com fidelidade finalmente começa a surgir no século XVI com a câmera escura e desde então não para de evoluir tecnicamente.
As mudanças e evoluções técnicas não mudaram apenas o tempo de realização nem os materiais da fotografia. Em meados do século XIX esta nova maneira de representação se populariza com o surgimento das câmeras do tipo "caixão" que, por serem leves, pequenas e já contarem com rolos de filme substituível, possibilitou que a população começasse o registro doméstico, apontando sua câmera para onde bem entendessem.
 A evolução tecnológica fez surgir também no final do século XIX algo que seria chamado de fotografia artística ou de autor, que desde seu início contou com muitos artistas representando os mais diversos temas. Um dos temas que atualmente faz sucesso, principalmente entre um público bem específico, é o que podemos chamar de fotografia "dark" ou "gothic".

Suas origens não são claras. Visivelmente inspirada na subcultura gótica, histórias de fantasia e terror, a fotografia com temáticas obscuras e emotivas está muito presente hoje em sites, blog e flogs de um público ligado muitas vezes tanto a subcultura gótica quanto ao metal, industrial e a música alternativa de modo geral. Este tipo de representação de uma realidade criada aos moldes de um mundo fantástico e romântico é complexo dentro de si mesmo.
Existem basicamente dois tipos de fotografia "dark". Sem dúvida o mais popular é o que agrupa o tipo de imagem que podemos chamar de "Criadora de Ambiente". São, na maior parte das vezes, fotografias manipuladas (muito uso de photoshop) que mostram a estética e "realidade" deste modo de vida alternativo, noturno, fantástico e sentimental no qual os apreciadores desta arte estão submersos (ou não). Este tipo de imagem presente em sites como Gothicpictures.org e Dark-pictures.com , dentre inúmeros outros,  muitas vezes aparece sem autor e circula pela internet livremente, de blog em blog. Recentemente muitos bons artistas do estilo surgiram em comunidades como DeviantArt.com


 


O outro estilo da fotografia "dark" é mais próximo do retrato. Sem perder de vista a temática obscura, este tipo de representação busca uma imagem mais real do estilo de vida alternativo que possuem as pessoas ligadas principalmente a subcultura gótica, já que neste caso é este estilo de vida a maior inspiração, tanto estética quanto tematicamente. Dentro desta forma de arte fotográfica, é mais comum a consolidação da chamada "fotografia de autor" já citada. São fotógrafos que muitas vezes estão ligados pessoalmente à vida da subcultura gótica e acabam por    representar em suas obras o que de fato vivem, adicionando leves toques de fantasia.  Não seria possível observar atentamente artista por artista pois são inúmeros, mas veremos aqui dois importantes representantes deste estilo:  



Stéphane Lord:

Fotógrafo veterano no estilo, começou seu trabalho em 1995 inicialmente com a cena Gothic Rock canadense. Após muitas viagens para o Reino Unido surge sua inspiração vitoriana e medieval, além da forte inspiração da música e subcultura gótica. Seu trabalho é bem dividido pelo que chamamos de "estilos góticos" e vai desde "faeries" e "angels" até "urban" e "shiny", sem esquecer "music" que foi o seu início. Stéphane Lord não trabalha com recursos de manipulação de imagem e faz questão de não revelar seu rosto.
 
                                                  Grog: vocalista e baixista da banda Die so Fluid          Jo & Nadzine da banda Bordello
 

 

 


 

 
Viona
Formada em audiovisual, a alemã Viona faz parte da nova fase deste estilo de fotografia "dark". De acordo com ela sua tentativa é "realizar sonhos e trazer a fantasia para a realidade" e faz isso com imagens que parecem saídas de contos de fadas. Claramente ligada à moda (ela inclusive desenha e vende criações suas), a fotógrafa trabalha predominantemente com vestimentas de inspiração vitoriana, passando por representação de lendas, Gothic Lolita e fotos de artistas musicais alternativos. Viona utiliza a manipulação de imagem de forma sutil e, ao contrário de Stéphane Lord, a fotógrafa aparece em vários de seus ensaios, sendo uma de suas modelos favoritas.
Viona realiza regularmente festas e encontros com temáticas vitorianas além de participar e registrar o evento Wave-Gotik-Treffen desde 2002.

 
 

 

  
                                                                                                                                                                      
 
   Participantes do Wave-Gotik-Treffen
 
                                            A dupla Aural Vampire                                           Emilie Autumn



Endereços:
 

3 comentários:

Fabio Melo disse...

Apenas digo que a matéria ficou FODA demais.

xfallenangellx disse...

MUITO boa a matéria , amei os links e peguei várias fotos! (: Parabens ^^

Renan Monteiro disse...

Cara, nenhum comentário é suficiente pra elogiar a qualidade da matéria cara!
A maioria das pessoas ve as fotos poraí mas nem sabe "quem as fez"

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White