BIZARRA LOCOMOTIVA
Die So Fluid
Algo como um "power trio" moderno? Talvez...
O Die So Fluid não é muito conhecido por aqui mas, desde 2004, faz muito barulho lá fora, principalmente no Reino Unido e EUA.
A banda surgiu em 2001 em Londres, quando Grog (vocal e baixo), Mr Drew (gruitarra) e Al Fletcher (bateria) se juntaram para um projeto que, de acordo com a prórpria banda, tem influências de A Perfect Circle, Deftones, Siouxsie and The Banshees,The Cure, Black Sabbath, Motorhead, entre outros.
Desde o começo o grupo procurou ser "livre de gravadoras e suas explorações" e fizeram isso aproveitando tudo que podiam da internet para divulgação e ficando com o total direito de suas músicas. Após lançar algumas demos, a banda abre a gravadora Cartesian e lança, em 2004, seu primeiro cd de estúdio "Spawn Of Dysunction".
O álbum de estréia teve um ótima recepção e, em 2005, eles começam a gravar o seu segundo cd , " Not Everybody Gets A Happy Ending ", tentando incorporar ao seu som influências de estilos diferentes. Após três anos e alguns problemas, o disco sai e alcança ainda maior público, possibilitando o lançamento do primeiro álbum em mais países ao redor do mundo.
O estilo deles é algo como Rock/Metal Alternativo meio dificil de classificar. Liderada por uma mulher bonita, exótica e nada delicada, chamam a atenção pela versatilidade e pela música pesada e bem feita.
Site Oficial
Dez discos para conhecer o Gothic Rock
Uma das coisas que mais confunde as pessoas é saber o que, de fato, é o Gothic Rock. Por conta disso resolvi fazer uma lista com os dez discos que certamente farão com que você conheça um pouco sobre o estilo.
Lembrando é uma lista pessoal e sujeita ao meu julgamento, podendo ser discordada, acordada e reclamada a seu bel prazer.
THE SISTERS OF MERCY - FirstAnd Last And Always
Vamos ver francos: Bauhaus, por mais que tenha criado o que hoje chamamos de gótico (no estrito de música moderna e subcultura), foi com o Sisters of Mercy que passamos a ter uma definição de padrão sonoro. É nesse disco, depois de muitos singles, que a banda de Eldritch consegue, indubitavelmente, criar um rock sombrio, com letras tristes e extremamente melancólicas.
Lançado originalmente em 1985, afastando-se do post-punk que era típico ainda do Bauhaus, primava por um vocal grave, uma marcação no baixo forte e uma bateria eletrônica, chamada de Dr. Avalanche.
Destaques: Black Planet, Walk Away, No Time To Cry.
FIELDS OF THE NEPHILIM – Dawnrazor
Carl McCoy e sua banda mostraram uma nova faceta possível ao gothic rock. Nesse disco de 1988 eles incorporam elementos de metal, música psicodélica e até mesmo alguma coisa do rock progressivo.
Esse disco é marcado por uma sonoridade pesada, carrega, que lembra um pouco o Sisters of Mercy, mas ainda sim com características originais.
É um grupo que divide opiniões entre os góticos, uma vez que eles sempre tiveram elementos pesados no som e estes, muitas vezes, distantes daquilo que se espera de uma banda do gênero.
Destaques: Laura II, Reanimator, The Sequel.
THE MISSION UK – God's Own Medicine
É impossível não citar o The Mission UK. Esse grupo surge da briga que Andrew Eldritch tem com Wayne Hussein, que estava descontente com o rumo que o grupo estava tomando. Queria, então, uma sonoridade que não flertasse com o hard rock e o metal e, ao sair do Sisters of Mercy, fundou seu grupo.
Este é o primeiro disco do grupo, que usa uma fórmula diferente. No lugar de um som mais atmosférico e carregado no baixo, Hussein nos apresenta um som mais limpo, com guitarras mais presentes, sem deixar o lado gótico. Sai também o vocal extremamente grave para entrar uma voz mais aguda, que influenciaria bandas como Funhouse, por exemplo.
Destaques: Garden of Delight, Wasteland, Severina.
THE SNAKE CORPS - Flesh On Flesh
Nesse primeiro disco, lançado em 1985, o grupo aposta numa sonoridade fortemente calcada no post-punk, mas com diversas influências de rock. Contam com algumas regravações, numa versão diferente, das músicas do Sad Lovers.
Destaques: In Flux, Science Kills, Flesh on Flesh.
NOSFERATU – Rise
O grupo Nosferatu surgiu na Inglaterra no final dos anos 80 e ficou conhecido alguns anos depois, já atravessando os anos 90. É com esse disco, o Rise, que a banda consegue alguma notoriedade, sendo lançado em 1993.
Sonoramente, é uma banda que buscou um som que fosse, ao mesmo tempo, gótico e diferente dos outros. Tanto pelas marcas de música eletrônica (que diferem muito do que foi feito antes), pelas abordagens feitas em termos de letras (que também eram diferentes das bandas que surgiram na década de oitenta) ou mesmo pelo fato de não se prenderem a um certo saudosismo é que o grupo merece e precisa ser ouvido.
Destaques: Vampires Cry, Dark Angel, Rise.
LOVE LIKE BLOOD – Snakekiller
Assim como o Fields, o Love Like Blood também incorporou elementos de metal no som. Existe até mesmo uma dúvida em saber se, de fato, eles hoje são ou não pertencentes ao gothic rock, sobretudo pela ênfase maior nas guitarras e nos solos.
Este disco foi lançado pelos alemães em 1998 pelo Hall of Sermon (selo criado por Tilo Wolff, do Lacrimosa).
Musicalmente é bem próximo do metal, lembrando inclusive a fase recente da banda Killing Joke. É um disco recomendado para aqueles que conhecem alguma coisa de metal e gostariam de começar a gostar de gothic rock, sem abrir mão do peso.
Destaques: Pale Sky, Whispering Memories, This Empty Ocean.
LESTAT - Vision Of Sorrows
Banda norte-americana de gothic rock muito interessante. De disco possui apenas este disco, o Vision of Sorrows, lançado em 1994.
Musicalmente falando eles misturam um gothic rock com diversos sons retirados do synthpop. Sua sonoridade é única, introspectiva, com uma pegada eletrônica bem marcante, que não desconfigura seu lado rock. É realmente uma pena a banda ter acabado depois desse disco e não ter restado nenhuma outra informação sobre eles.
Destaques: Baptism, FallnAngel, Irrelevance.
LONDON AFTER MIDNIGHT - Selected Scenes From The End Of The World
A música eletrônica sempre esteve presente dentro do gothic rock. Mesmo com bandas que mal utilizem esses elementos, sempre tivemos a new wave e outras coisas dentro do estilo. E com os estadunidenses do London After Midnight isso se torna muito marcante e bonito.
O Selected Scenes From The End Of The World, disco de estreia do grupo, nos remete a uma sonoridade fortemente marcada pelo eletrônico, sem, contudo, perder o lado gótico (que somente se perderia no Violent Acts of Beauty, disco eletrônico do grupo). A voz de Sean Brennan aliada a uma música mais atmosférica cria uma sonoridade diversa e diferente.
Destaques: Nightmare, Sacrifice, Spider and the Fly.
Lançado em 1999, esse é, talvez, o disco mais clássico do Ikon. Possui uma versão dupla que conta com diversos remixes interessantes.
Destaques: Never Forgive! Never Forget!, Psychic Vampire, Ashes Of Blue.
(((S))) – Ghost
Uma banda nova com um diferencial: ela consegue ser totalmente diferente de tudo que se tenha escutado até então. Até mesmo Mick Mercer, jornalista autor do livro The Gothic Bible, diz que essa banda é maravilhosa.
Sonoramente se assemelha ao Joy Division, contudo, contém diversos elementos de música ambiente, gothic rock e outros, fazendo uma música que contagia e empolga logo na primeira audição. Pense em algo entre Joy Division, Jesus and Mary Chain e The Cure e acrescente a eles uma atmosfera mais gótica.
O disco foi lançado 2009 e pouco se sabe desse projeto, exceto que ele é feito por um dinamarquês que não revela seu verdadeiro nome, tampouco coloca fotos pessoais no myspace e não fez nenhuma apresentação até então.
Destaques: In The Shadow Of The Shadow, Mesmerized, Fall with Me.
TEATRO SATANICO
Fica difícil quando nos defrontamos com um trabalho tão interessante e, ao mesmo tempo,desconhecido das pessoas. Hoje vou falar de um dos projetos que eu mais gosto, que é o Teatro Satanico.
O projeto surgiu no começo dos anos 90, encabeçado por Devis Granziera (também conhecido como Devis G. e DeviLs G.). A proposta sempre foi atrelada aos aspectos contraculturais, falando de assassinatos, magia negra, esoterismo e uma dura crítica a sociedade. Contou com diversos colaboradores, como Alberto Maria Kundalini, Tairy Ceron (que também atua no Ait!), Sissy Biasin, Clau D.E.D.I. (ex-Ain Soph), Spectrae (do Ain Soph) e diversos outros. No começo o seu nome era Teatro Satanico Charles Manson.
Sua discografia conta com diversas fitas cassetes e splits com grupos como o Pervas Nefandun, Nový Svět etc. Atualmente estão lançando discos de forma independente, em cd-r, com tiragens bem limitadas.
Sonoramente é o que podemos chamar de industrial/noise, com discos que remetem ao electro-industrial e também um álbum que explora o neofolk (no caso, o Pan Ist Tod). Apesar das temáticas serem altamente impopulares, Devis nunca teve nenhum envolvimento com nenhuma ideologia política. Tanto que a faixa “Confesso Tutto!”, que fala sobre o assassinato de uma garota que nunca existiu, é a forma de criticar o juiz que delegou uma sentença contra o Teatro Satanico.
Querem alguma coisa interessante? Escutem Teatro Satânico.
Site Oficial
Discografia
Compilação de Natal
Então você curtiu o nosso podcast e gostaria de ter as músicas para ouvir onde quiser? Aqui está a coletânea do especial de Natal. Espero que apreciem.
1. King Diamond - No Presents For Christmas (4:22)
2. Joe Lynn Turner , Bruce Kulick , Bob Kulick , Rudy Sarzo & Simon Wright (4) - Rockin' Around The Xmas Tree (3:21)
3. Twisted Sister - Heavy Metal Christmas (12 Days Of Christmas) (5:14)
4. Gehennah - Merry Shitmas! (3:43)
5. X-Mas Project - White Christmas (3:01)
6. Korn - Jingle Balls (3:27)
7. Ratos de Porão - Papai Noel (1:32)
8. 8Mm - I'll Be Home For Christmas (2:55)
9. Zakk Wylde - White Christmas (2:51)
10. Arcanta - Carol Of The Bells (4:50)
11. Gregorian - Silent Night (3:45)
12. richie sambora - o come all ye faithful (3:06)
13. Blackmore's Night - Christmas Eve (4:20)
14. Rhonda Vincent - Oh Christmas Tree (2:58)
15. Sheryl Crow - The Bells of St. Mary's (4:33)
Cd2
1. Rhea's Obsession & Athan Maroulis - We Three Kings (3:06)
2. Love Spirals Downwards - Welcome Christmas (3:40)
3. Lycia - O Little Town Of Bethlehem (5:15)
4. El Duende - Gaudete, Gaudete (4:10)
5. Human Drama - I Believe In Father Christmas (3:44)
6. Attrition - Silent Night (3:29)
7. Jeff Scheetz - O Holy Night (6:06)
8. MxPx - Punk Rawk Christmas (3:20)
9. Moya Brennan - In Dulci Jubilo (3:43)
10. Within Temptation - Gothic Christmas (2:04)
Para baixar, clique aqui
Podcast Music Ground #27 - Especial de Natal
Bem, eu queria dizer que eu fico muito feliz do Podcast de Natal finalmente ter saído. Agradeço de coração a todos os meus ouvintes e pessoas que nos acompanham desde que concebi o programa.
Aguardem para 2010 um programa melhor, com novidades e, acima de tudo, com o mesmo empenho em levar para vocês música de qualidade e um pouco de informação.
Eu, assim como a equipe do podcast, desejo a todos um ótimo Natal e um próspero ano novo.
Setlist
King Diamond - No Presents For Christmas
Joe Lynn Turner , Bruce Kulick , Bob Kulick , Rudy Sarzo & Simon Wright (4) - Rockin' Around The Xmas Tree
Twisted Sister - Heavy Metal Christmas (12 Days Of Christmas) Gehennah - Merry Shitmas!
X-Mas Project - White Christmas
Korn - Jingle Balls
Ratos de Porão - Papai Noel
8Mm - I'll Be Home For Christmas
Zakk Wylde - White Christmas
Arcanta - Carol Of The Bells
Gregorian - Silent Night
richie sambora - o come all ye faithful
Blackmore's Night - Christmas Eve
Rhonda Vincent - Oh Christmas Tree
Sheryl Crow - The Bells of St. Mary's
Rhea's Obsession & Athan Maroulis - We Three Kings
Love Spirals Downwards - Welcome Christmas
Lycia - O Little Town Of Bethlehem
El Duende - Gaudete, Gaudete
Human Drama - I Believe In Father Christmas
Attrition - Silent Night
Jeff Scheetz - O Holy Night
MxPx - Punk Rawk Christmas
Moya Brennan - In Dulci Jubilo
Within Temptation - Gothic Christmas
Se quiser baixar ou ouvir online, clique aqui
Comunidade
Sim, meus queridos ouvintes, temos agora uma comunidade para o nosso podcast.
Está na barra lateral, mas como eu sei que tem gente com preguiça, aqui vai o link.
Pré-Order Pecadores
Recebi um e-mail da Wave Records com a pré-venda do disco novo do Pecadores. Acompanhem as versões:
PECADORES - ROGAI POR NÓS, PECADORES! cd digipack R$ 25,00
Novo álbum digipack com 13 músicas.
PECADORES - ROGAI POR NÓS, PECADORES! cd duplo digipack R$ 40,00
Novo álbum digipack + Mcd Livrai-nos do Mal, Amem (incluindo 5 novas músicas e 3 remixes do novo álbum)
PECADORES - ROGAI POR NÓS, PECADORES! Fan Box R$ 100,00
Cd duplo digipack + Camiseta oficial tour 2010 + Adesivo + Bottom + Mochila Oficial + Caixão + Zé Pecado (Boneco) + Miniaturas (Zé Pilintra / Exu caveira e Cachaça Pecadores)
Tem para todos os gostos e bolsos. Mais informações no site da Wave Records
Divulgação e Publicidade
Nosso blog visa, acima de tudo, a divulgação de toda e qualquer manifestação que diga respeito a música e cultura. Tem um blog legal sobre isso ou mesmo um site? Que tal trocarmos publicidade? Por isso peço que manifeste sua intenção pelo cbox e, de preferência, tenha um banner para que possamos divulgar. Em contrapartida, peço que coloque nosso link ou banner em seu site.
Podcast Music Ground #26
Autores: Fallen Archangel, Dea Iana e Triana
Epica - Unleashed
Theatre of Tragedy - Forever is the World
Lacuna Coil - Spellbound
Sirenia - The Path To Decay
Candlemass - Hammer of Doom
Diablo Swing Orchestra - A Rancid Romance
Manowar - Father
Hammerfall - No Sacrifice, No Victory
Massacration - Good Blood Headbangers
Blutengel - Behind The Mirror
Rammstein - Ich Tu Dir Weh
The Birthday Massacre - Goodnight
Dope Stars Inc. - It's Today
Clan of Xymox - Hail Mary
The Awakening - A Carnival Of Souls
Ikon - Memoirs Of A Butterfly
The 69 Eyes - We Own The Night
Anders Manga - Murder in the Convent
Katatonia - Forsaker
Paradise Lost - Faith Divides Us - Death Unites Us
Para ouvir ou baixar, clique aqui.
Se quiser comentar no fórum
Comunicado sobre o atraso do programa
Saudações a todos os ouvintes do nosso querido podcast.
Eu quero pedir desculpas pela demora em atualizar o programa. O de número 26 já está gravado, contudo, por problemas de conexão, ainda não foi ao ar. Até o final do dia ele estará online, para que todos possam conferir.
Aproveite também para assinar nosso feeds e manter-se atualizado com relação ao nosso programa.
Podcast Music Ground #25
Playlist
System of a Down - Chop Suey!
Static-X - Star a War
Disturbed - Inside The Fire
Slipknot - Spit it out (hyper version)
Drowning Pool feat. Rob Zombie - The Man Without Fear
Atreyu - Bleeding is a Pass
Killswitch Engage - Holy Diver
Bullet for My Valentine - Ashes Of The Innocent
In Flames - Take This Life
As i lay dying - Forever
Kalmah - Heroes to Us
In This Moment - Players
Kittie - Cut Troat
Straight Line Stitch - Slow Asphyxiation
The Agonist - Business Suits and Combat Boots
Otep - Blood Pings
Static-X - Lunatic (Feat. Dave Mustaine)
Dope - Fuck The World
Spineshank - New Disease
Ill Niño - How Can I Live
Maximum the Hormone - Black Power G Men Spy
Avenged Sevenfold - Critical Acclain
Alexisonfire - We are The End
August Burn Red - Ocean Of Apathy
Caliban - No One Is Safe
All that Remains - Six
Trust Company - Downfall
Never - A.M.O.R ou Fiction Generator
The Devil Wears Prada - And The Sentence Trails Off...
Raised Fist - Disbelief
An albatross - Cosmic Gypsy
Para ouvir ou baixar, clique aqui