Raga Rock – Quando o rock resolve tocar cítara

O rock é um estilo que enfrenta, desde muito tempo, um processo de repetição e de falta de criatividade. Acontece demais das bandas repetirem velhas fórmulas de sucesso, como acontece ocasionalmente com os “salvadores” que surgem de tempos em tempos.
Hoje vocês irão conhecer um dos estilos mais estranhos, exóticos e cativantes do rock, que é o raga[1].
O interesse pelos elementos melódicos da música indiana começou na música ocidental da forma mais conhecida começou com a música “See My Friends”, do The Kinks. Ela mistura psicodelia com o raga, lançada dois meses antes de “Norwegian Wood” pelos Beatles, que também possui influências deste ritmo indiano. Além de Norwegian Wood, os ingleses usariam o raga em sons como Love You To , Within You Without You e The Inner Light.
A banda que mais trouxe estes elementos, de forma totalmente experimental e mais maciça foi o Magic Carpet[2]. O que difere eles de outros grupos foi o uso de diversos instrumentos étnicos, como a cítara e a percussão indiana e a incorporação de drones[3] em suas melodias.
Teoricamente qualquer música que usar de influências de música indiana pode ser chamada de raga music. Temos exemplos dentro do próprio Ethereal (que ganha a conotação de Ethnic Fusion), do New Wave, na música eletrônica (como no caso do Chemical Brothers) etc. Isto também costuma ser reflexo da orientalização de certos artistas, que se entregam ao uso de drogas, sexo tântrico e a espiritualidade.

A sonoridade
Definir o raga rock é complicado. Teoricamente seria qualquer forma de rock com o uso de drones, melodias indianas e instrumentos típicos. Só que mesmo isto não é suficiente para definir como raga rock, pois não é como colocar um instrumento indiano de fundo e acompanhar com a melodia comum[4].
Então temos que entender que o raga rock é um campo fértil para experimentar, onde os artistas tentam atingir a percepção mais elevada, como uma espécie de simbolismo musical, onde existe um ponto mais espiritual e etéreo, onde se funde o oriental e o ocidental.

Para quem quiser conhecer o Raga Rock, recomendo ouvir:






E para mim, a melhor banda do estilo




1 Raga é a denominação que se dá para a forma de composição da música indiana, com seus intervalos próprios e estilos. Comumente as pessoas conhecem o raga por grupos de new age como os trabalhos da Azam Ali e do Vas, além de grupos de ethereal, como o Shiva in Exile, Dead Can Dance, Rajna e outros.
2 Boa parte dos sites considera, entretanto, que eles foram os pioneiros de um gênero dentro do rock progressivo chamado Psych Folk Prog, que é a mistura da música folclórica com a psicodelia do rock.
3 O drone é o prolongamento de um som, até não ter mais onde ressoar. Na música erudita moderna ele é pouco explorado, mas faz parte da música indiana como um todo. O Theatre of Eternal Music (conhecido também como Dream Syndicate) fez muito uso do drone, com influências do pós-dadaismo e do John Cage.
4 Isto decorre num caminho diferente do que a maior parte dos grupos de metal fazem, por exemplo. Nestes grupos não há uma incorporação da sonoridade do folk, por exemplo, que servem apenas como um “tempero” para suas músicas. Tanto que mesmo grupos como o SpiRitual, que incorpora alguns elementos de raga, ainda sim não o faz nas partes melódicas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White