Review: WITHIN TEMPTATION - An Acoustic Night At The Theatre

 

Álbuns do tipo "Unplugged" são sempre um risco e isso porque os fãs, na maior parte das vezes, gostam de ouvir suas músicas preferidas como estão no cd de estúdio e não abrem mão disso.
Em "An Acoustic Night At The Theatre" o Within Temptation volta à ideia de "dar uma nova cara" para seus grandes sucessos. Diferente do especial cd/dvd " Black Symphony" de 2008, neste trabalho mais recente a banda apresenta uma proposta contrária. Se no "Black Symphony" a idéia era músicas mais "encorpadas" com um tom orquestral grandioso, em "An Acoustic Night..." mostram algo mais modesto e simples, com arranjos delicados e, é claro, tudo acústico.
Um dos pontos positivos de  "An Acoustic Night..." em relação ao seu sucessor é a adaptação mais orgânica das músicas. Nada é forçado. Mesmo as músicas mais agitadas ficam naturais dentro da nova versão. "Stand My Ground", por exemplo, mantém sua força com um bom trabalho de piano e violão. Em "The Cross" a banda mantém o vocal característico e reforça a música com percursão marcante e violinos ao fundo.
É claro que algumas coisas são bem previsíveis. As músicas naturalmente mais serenas se dão melhor e ficam ainda mais harmoniosas. No caso de "Somewhere" (que conta com a participação de Anneke van Giersbergen) mais elementos são adicionados a versão original como um "coral" de violinos, percursão bem presente e uma segunda voz que enriquece muito o trabalho. "Memories" não muda muito e ganha vida nova com com muito violão e mais piano.
A útilma faixa é uma música nova. " Utopia", parceria com o cantor Chris Jones, mostra uma mistura da tradicional levada orquestral da banda com um country quase pop. Tal mescla, devemos acrescentar, não fica de todo ruim.
A proposta é bem executada, mais do que a tentativa anterior. O álbum possui uma unidade difícil de conseguir em trabalhos com esta idéia de bandas do estilo.
Se você é um dos fãs que torcem o nariz para versões novas e decidiu que não vai ouvir esse cd, é melhor tomar cuidado porque pode se arrepender.

3 comentários:

Diego Flyfish disse...

Não comentando o Within Temptation em sí, mas sobre o que você falou dos discos unpluged's:

Particularmente, em geral, eu prefiro as versões em estúdio, mas não abro mão das outras versões das minhas músicas favoritas.Acho que fã que é fã sempre vai querer conferir todo material que suas bandas produzirem.

Nem que seja pela "diversão" de comparar os trabalhos. rs

Diego Flyfish disse...

em off:

A propósito, não achei o lugar ideal pra isso aqui no blog, então podem apagar esse comentário depois...

Uma sugestão: não tem como deixar essa rádio de vocês começando "pausada"? É que eu tava navegando pelo blog escutando o podcast de música celta, mas toda vez que eu entrava em uma página nova, a rádio começa a tocar e atrapalha um pouco.

Nada de grave, mas se tiver a opção de ela começar pausada, acho que seria melhor.

Abraços.

Triana* disse...

Olá Diego! Obrigada por comentar. =)

Bem,também acho que fãs "de verdade" escutam tudo que a sua banda favorita lança. O comentário que fiz é mais para ouvintes no geral, e não especificos como fãs.

Sobre a rádio... Realmente não tem como deixar pausada. Já tentamos mas é uma determinação do nosso parceiro mesmo.

Até logo*

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White