SILENTIUM

A banda finlandesa de gothic metal Silentium (ou Silentivm) surgiu em 1995 a partir do fim de outra banda. Quando a Funeral (death/gothic metal) , não confundir com a banda norueguesa de mesmo nome) acabou, o tecladista Sami Boman e o vocalista Matti Aikio criaram a banda que no começo contou com Jani Laaksonen (violino), Toni Lahtinen(guitarra), Juha Lehtioksa (guitarra) e Jari Ojala(bateria).

O primeiro trabalho saiu já no ano de 1996 e foi a demo Illacrimó. Em 1998 a banda lança o EP Caméne com participação da vocalista Tiina Lehvonen que, após este trabalho, torna-se integrante fixa na banda.
O lançamento das demos, principalmente Caméne, chama atenção do público na Finlândia e a banda acaba assinando contrato com uma gravadora iniciante, lançando em 1999 seu primeiro álbum, Infinita Plango Vulnera. Além de ser um passo inportante para a banda, o álbum apresenta Janne Ojala, novo baterista do grupo. Em 2001 Altum é lançado e novamente a banda tem uma boa resposta do público, ficando com sua agenda de shows cada vez mais cheia. 

Antes da gravação do próximo álbum, Tiina Lehvonen deixa a banda e é substituida por W Lilith para este cd. Sufferion sai em 2003 e é o cd mais trabalhando do grupo com coral e participação e produção de Tuomas Holopainen (Nightwish). Apesar de toda a produção do álbum, o público fica dividido com ele, mas isso não impede a banda de crescer cada vez mais com shows ao redos do país. 

Após o grande começo, o Silentium sofre um grande abalo em 2004 quando o baterista Janne Ojala, o violinista Jani Laaksonen e a vocalista Anna Ilveskoski, que havia acabado de ganhar o lugar na banda, saem ao mesmo tempo deixando o grupo sem rumo.

A banda não fica parada por muito tempo. No mesmo ano o baterista original, Jari Ojala, decide voltar e chega também a vocalista Riina Rinkinen. Após uma troca de gravadora e a substituição do violino pelo violoncelo de  Elias Kahila, o grupo lança seu quarto álbum. Seducia é o trabalho mais conhecido da banda e levou o Silentium para o mundo sendo lançado em diversos países ao mesmo tempo. A banda passou a fazer shows fora da Finlândia e tocou em turnês com bandas como Amorphis e HIM. 

Depois de um ano somente de shows,  Amortean é lançado em 2008 e neste cd percebemos a influência do progressivo, que sempre existiu, bem presente nas faixas, tanto no instrumental quanto nos vocais.

Site Oficial
Myspace
Discografia

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White