ChthoniC


Quando pensamos em black metal dificilmente nos vem à cabeça uma banda oriental mas, por mais estranho que pareça, é de Taiwan um dos destaques do estilo atualmente.

Chthonic (nome que se pronuncia "Thonic" e é inspirado em um termo grego referente aos seres do submundo) se formou em 1995 com o intuito de trazer lendas e mitos antigos para os dias atuais. Suas músicas tratam de temas nacionalistas que vão desde os primórdios de Taiwan, quando seus colonizadores eram corajosos e as populações primitivas travavam guerras contra deuses folclóricos, até fatos históricos marcantes como, por exemplo, o chamado "Incidente Wushe", que foi a luta da antiga tribo Seediq contra os japoneses na década de 1930.

Não é só nos temas abordados que tentam manter suas raízes. O som pesado do black metal, com seu tradicional gutural, mistura-se a sons locais, criando uma sonoridade única para a banda, que utiliza teclados, violinos e até mesmo instrumentos tradicionais de sua cultura como a hena (chamado "erhu" na China). Algumas canções são escritas em taiwanês, japonês e taiwanês primitivo, mas  a maioria  têm suas letras escritas completamente em chinês clássico com pronúncia mandarim, o que é bem raro na música contemporânea da China.

Como para a maioria das bandas de metal extremo, o aspecto visual do Chthonic  é muito importante. O grupo começou usando o chamado "corpsepaint", como fazem as bandas européias e, com o passar do tempo, adquiriram um estilo próprio. Usam o que chamam de "ghostpaint", maquiagens que representam figuras mitológicas locais e são encarados como personagens pelos integrantes que usam também codinomes para "representá-los".

O primeiro lançamento aconteceu em 1998 , um single chamado "Deep Rising". Logo no ano seguinte outro single, o "Nightmare",  saiu e deu visibilidade a eles, lançando no mesmo ano seu primeiro álbum, "Where the Ancestors' Souls Gathered". Após este começo os lançamentos não pararam: foram mais quatro álbuns de estúdio ( "9th Empyrean" de 2000, "Relentless Recurrence" de 2002, "Seediq Bale " de 2005 e "Mirror of Retribution" de 2009), um dvd ("Spread the Qi 1995 to 2002" de 2003) e um especial comemorativo ("A Decade on the Throne Live" de 2006), além de cds especiais, compilações, singles/EPs e lançamentos só para a Ásia.

Muitas foram as trocas de integrantes na banda e apenas o vocalista está no grupo desde sua fundação. Hoje a formação é: Freddy "Left Face of Maradou" (vocal, hena) , Jesse "The Infernal" (guitarra),  Doris "Thunder Tears" (baixo, backing vocals), CJ "Dispersed Fingers" (teclado, piano) e Dani "Azathothian Hands" (Drums).

Atualmente esta é uma das bandas importantes dentro do metal extremo e mais ainda em seu país. Já ganhou como melhor banda no "Taiwan Golden Melodies Award Ceremony" em 2003, tocou no Ozzfest em 2007 além de outras conquistas.

O grupo faz parte de uma nova geração de artistas preocupados com a identidade cultural da ilha e muito envolvidos, inclusive, em assuntos de ordem política, participando de manifestações e sendo banidos de algumas regiões da China devido a esta posição.

Myspace
Discografia
Encyclopaedia Metallum

1 comentários:

Flávio disse...

Me interessei bastante para ouvir o som dessa banda =o
Achei bem interessante a temática das letras e tudo *-*
Ótima biografia o/

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White