Review: GUILT MACHINE - On This Perfect Day



Quem gosta dos projetos de Arjen Lucassen já deve ter notado que ele não fica parado. Após terminar (pelo menos por enquanto) seu projeto mais conhecido, o Ayreon, o músico está com um novo trabalho e , ao que tudo indica, é a realização de sua conhecida vontade de ter uma banda.

O Guilt Machine surge com "On This Perfect Day" lançado em 2009 e arranca elogios por todos os cantos. A obra tem todas as características de trabalho do holandês: riffs elaborados, sons "espaciais", vocal impecável, músicas longas divididas em movimentos e a ideia de som hipnótico que vemos muito no último cd do Ayreon, o 01011001. As diferenças que aparecem com este novo projeto estão no número limitado de participantes, um único vocalista (um novato no metal,  Jasper Steverlinck) e o foco das letras (todas escritas pela guitarrista da banda, Lori Linstruth) que sai da habitual "fantasia científica" e vai para sentimentos humanos como culpa, perda e autodestruição.

O álbum começa com Twisted Coil. No início percebemos sons metálicos conhecidos que remetem a naves mas,  ao mesmo tempo, temos uma percursão nova que funciona muito bem. O som segue calmo e confortável até que na metade da faixa tudo sai do lugar com a explosão de guitarras (lembra muito Ayreon no 01011001). Leland Street parece uma pessoa duas faces ou com mudanças bruscas de humor. Momentos de sons etéreos se revezam com guitarras estridentes e bateria pesada e são guiados pelo vocal versátil de Steverlinck.

Outra faixa que merece destaque é Season Of Denial. Quando começa promete ser a balada do cd com violão, teclado, percursão, vocal suave e um longo solo de guitarra. A faixa é divida entre antes e depois de um belíssimo solo de violino, que é o ponto alto da música e talvez do cd todo. Ele marca o começo de uma tempestade sonora que, dependendo do seu humor e gosto musical, faz congelar de tão forte e emotiva que é. Muita guitarra, bateria violenta e violino acompanhados por um vocal que tenta cobrir tudo isso pra fazer a mensagem ser ouvida por alguém.

Apesar de ter apenas 6 faixas, o álbum tem quase uma hora e é permeado por frases gravadas por fãs de todo mundo em inúmeros idiomas que expressam o "espírito" das letras. Assim como sugere o primeiro momento do disco (som imitando uma chamada telefônica) o que parece é que são mensagens enviadas para nós e que o que as letras falam sobre ser um humano pode ser entendido em todos os cantos do mundo.

"On This Perfect Day" agrada fãs antigos e não faz nada feio pra quem nunca ouviu falar em Arjen Lucassen e sua saga.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White