SKINNY PUPPY

PhotobucketUm dos grupos que ajudou a difundir o industrial (e porque não, o post-industrial) é um que veio lá de Vancouver, no Canadá.

Nascido da insatisfação de cEvin Key (nome verdadeiro: Kevin Crompton) e Nivek Ogre (nome verdadeiro: Kevin Ogilvie) com o rumo pop que seu grupo de new wave, o Images in Vogue, tomou. No começo cEvin se dedicava tanto ao Skinny Puppy quanto ao seu antigo grupo, porém, com a mudança daquele para Toronto, este passa a se dedicar integralmente a sua parceria com Ogre. Enquanto Nivek fazia os vocais, seu companheiro tocava todos os instrumentos.

A proposta era bem simples: fazer um som muito mais experimental e tosco, voltado ao industrial. Contando com a produção de Dave "Rave" Ogilvie (que também produziria bandas como  The Birthday Massacre, Marilyn Manson, Jakalope, Killing Joke, Queensryche, Alexz Johnson, Fake Shark - Real Zombie! e Johnny Hollow., além de remixar músicas de artistas como Tool, Nine Inch Nails, Marilyn Manson, Puscifer e David Bowie, entre outros. Foi uma longa parceria entre ele e o projeto, tanto que em alguns discos Rave é creditado como um membro da banda.

Ao falarmos exatamente do som deles fica muito complicado dizer exatamente o que eles tocam. Algumas de suas fases são extremamente experimentais, outras são extremamente pop, outras eles flertam com o rock, criando muitas das bases que permitiram que o Nine Inch Nails surgisse. E em outras eles colocam um ar mais moderno e tocam algo muito próximo do metal alternativo. Poderíamos dizer que a banda é, ao mesmo tempo, um grupo de electro-industrial (de uma forma bem diferente do Leather Strip, por exemplo), industrial rock, música eletrônica e também industrial, dependendo do disco e da música. Alguns críticos ainda dizem que eles ajudaram a criar (ou mesmo foram os pais) do industrial rock e do electro industrial.

Suas temáticas variam e muito, indo desde a defesa dos direitos dos animais e passando pela política, religião, abuso de drogas e degradação do meio ambiente, sem a preocupação de soar ou não de forma politicamente correta.

Seus membros possuem diversos projetos solos, entre eles o ohGr (projeto de Nivek, voltado ao som mais experimental), platEAU (projeto de Techno ambiente) e The Tear Garden (projeto de darkwave).

Graças ao Skinny Puppy o industrial, pelo menos numa forma mais branda, se tornou mais acessível, ainda que independente e fora dos grandes circuitos musicais.

Site Oficial

Discografia

2 comentários:

Flávio disse...

Eu lembro do video que cê me mostrou ontem, to atrás de materia deles para ouvir, pq achei bem interessante (:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post sobre net labels. O público agora vai conhecer uma iniciativa bacana de produção sonora, pena a MTV nunca divulgar esse pessoal tão produtivo.

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White