Dez albuns de New Metal que todos devem ouvir.

Por uma ideia do Felipe Toledo com Fallen, decidimos fazer o top 10 bandas/álbuns de New Metal que todos devem ouvir para conhecer o estilo. É complicado defini-lo pelo fato de misturar coisas como Heavy Metal, Funk, Rock Alternativo, Hip-Hop, Metal Industrial e Groove Metal, entre muitos outros, formando assim algo que, diversas vezes, muda de um grupo para outro.


KOЯN - Follow The Leader (1998)


Não se sabe a origem exata do New Metal ou mesmo quando começou, mas sempre quando se fala sobre tal não tem como não citar Korn.

O primeiro álbum dos estadunidenses saiu em 1994, um dos primeiros álbuns a serem considerados do estilo e começando a formar um dos pilares do gênero. Só que a banda ficou realmente conhecida quando lançou o "Follow the Leader" em 1998, chegando ao topo de vendas EUA na época do lançamento com as musicas "Got the Life" e "Freak on a Leash". Este último ganhou muitos prêmios pelo seu clipe, feito em animação.

Para mim esse é o melhor álbum da banda e o que me fez conhecer este estilo musical. 

Destaques: "Got the Life", "Freak on a Leash" e "Dead Bodies Everywhere"



DEFTONES - White Pony (1996)


A banda faz um som misturando Punk com Rap e Metal. Eles também podem ser considerados um dos pilares principais do New, mesmo um pouco desconhecidos no Brasil. São, juntamente com o Korn, os precursores.

Quando os californianos começaram a tocar ainda não existia o termo “new metal” e falava-se muito em “rock alternativo”. Eles são muito conhecidos dentro da cena skate, por conta de muitos praticantes do esporte ouvirem suas músicas e quase sempre tocarem durante as competições.

Coloco o álbum “White Pony”, o mais melódico, por suas batidas que lembram bastante as marcas do estilo por ter um som mais psicodélico entre todos.

Lançado em 2000 fazendo um sucesso mediano pelo mundo, mas pra quem é fã do estilo com certeza é obrigado a conhecê-lo.

Destaques: "Change (In The House Of Flies)", "Digital Bath" e "Elite"


RAGE AGAINST THE MACHINE – Evil Empire (1996)


Rage Against the Machine ou RATM, para os mais íntimos, foi uma das bandas mais influentes do estilo na década de 90.

Apesar de não contar com um DJ, o guitarrista Tom Morello se encarregou de fazer os sons bizarros e psicodélicos (algumas das características do gênero) com sua guitarra, distorcendo ela totalmente, fazendo disso uma das marcas registradas da banda.

RATM é uma banda de Metal Alternativo/Rap Metal que teve seu primeiro álbum com o mesmo nome da banda em 1992, não tendo o reconhecido devido pela mídia. Com o lançamento do segundo álbum "Evil Empire", em 1996, foi quando a banda começou a fazer sucesso, criticando o governo na época.

Músicas como "Bulls On Parade", "People of the Sun", "Vietnow", "Revolver", "Roll Right" e "Tire Me" são essenciais para qualquer um que queira conhecer e gostar do estilo.

Destaques: "Bulls On Parade", "People of the Sun", "Vietnow" e "Revolver"




STATIC-X - Wisconsin Death Trip (1999)

É um grupo de Metal Industrial que tem fortes características de New Metal. Seu primeiro álbum de 1999, "Wisconsin Death Trip" tem muitas levadas do estilo, apesar de não terem especificamente um DJ.

A banda fez bastante sucesso com esse primeiro disco com uma batida bem forte e com musicas marcantes como "Push It" e "I'm With Stupid" e é outro álbum que recomendo por ser um álbum fundamental para o gênero.

Destaques: "Push It", "I'm with Stupid" e "Bled For Days"




LIMP BIZKIT - Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water (2000)


Banda de Jacksonville que teve seu primeiro álbum de estúdio lançado em 1997, "Three Dollar Bill Yall $”, não tendo grande repercussão na época. Com o tempo foram conquistando espaço e com o lançamento do álbum "Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water" em 2000 estouraram nas paradas, vendendo mais de um milhão de discos em uma semana. Eles ficaram em primeiro lugar na Billboard no dia 04 de novembro do mesmo ano, na lista dos 200 discos mais vendidos e primeiro lugar também no “Canadian Albums”, deixando para trás gente como Radiohead, Madonna, Creed e Eminen.

Esse álbum é o mais conhecido da banda, contando com músicas como "My Generation" e "Rolling' (Air Raid Vehicle)", dois dos hits deles.

A banda é também um dos pilares do gênero e, sem dúvidas, uma das responsáveis pela popularização dele. Recomendo fortemente este disco.


Destaques: "My Generation" e "Rolling' (Air Raid Vehicle)" e "Take a Look Around" 



LINKIN PARK - Hybrid Theory (2000)


Linkin Park foi formado em 1996, na cidade de Agoura Hills, Califórnia. Extremamente influente para o mundo do New/Nü Metal, especialmente com seu primeiro álbum "Hybrid Theory" .

Foi o primeiro da banda que fez sucesso tanto aqui no Brasil quanto nos Estados Unidos, com musicas como "One Step Closer", "Papercut", "Crawling", "Points of Authority" e a famosa "In the End".

No dia 12 de janeiro de 2002 chegou em segundo lugar nas paradas da Billboard, ficando na frente de artistas como Nickelback (que era um fenômeno de vendas na época), Usher, Enya e Pink. 

Destaques: "In the End", "One Step Closer", "Papercut", "Crawling" e"Points of Authority"




SLIPKNOT – Iowa (2001)

Slipknot é uma banda complicada de se falar pelo fato de fãs não a considerarem uma banda de New/Alternative Metal por conta de, em algumas musicas, lembrarem bandas de Death Metal. Mesmo com essas características, ainda sim são um grupo do estilo.

O álbum "Iowa" de 2001 é o segundo da banda que tem uma pegada mais pesada do que os atuais, que foi considerado um dos "50 álbuns mais pesados de todos os tempos".  Esse disco também marca uma fase mais agressiva do grupo, o que conquistou muitos adolescentes na época.  Na época do seu lançamento pegou terceiro lugar nas paradas da Billboard, ficando na frente de pessoas como Alicia Keys, Brian McKnight e pegou primeiro lugar no Canadian Albums.

Eu particularmente não curto muito Slipknot, mas é uma banda que hoje em dia tem muita influência, apesar dos fãs negarem, no estilo New Metal. E esse álbum é mais que recomendado, eu exijo que escutem, caso não tenham ouvido.

Destaques: "People = Shit", "My Plague" e "Left Behind"




SYSTEM OF A DOWN - Toxicity (2001)
System of a Down é uma banda de Glendale, Califórnia que teve seu primeiro álbum, com o mesmo nome da banda, lançado em 1998. Este disco não teve tanto sucesso na época, mas logo após lançam o álbum "Toxicity" em 2001 que foi o icomeço do sucesso do grupo, que estreou em primeiro lugar na Billboard na época, mesmo após o 11 de Setembo.

A música "Chop Suey!" ficou no topo das paradas, chegando a ser banida das rádios por sua letra que pelo governo americano, tinha uma grande semelhança aos ataques terroristas. Na verdade a banda sempre teve um lado politizado muito forte e, a exemplo do Rage Against the Machine, sempre foi contra a política norte-americana.

Na minha opinião o melhor da banda até hoje!

Destaques: "Chop Suey!", "Toxicity", "Aerials" e "X"



P.O.D. – Satellite (2001)

P.O.D. (Payable On Death) é uma banda formada em San Diego em 1992. Eles mostram um lado mais “certinho” das bandas de New Metal, mas ainda misturam vários estilos como Harcore, Hard Rock, Hip-Hop e Reggae.

No começo a banda não era tão conhecida por fazer um som mais voltado pro Cristianismo, o que muitos discriminam até hoje, mesmo tendo uma cena de música cristã muito forte nos EUA. Ficaram mais conhecidos com o álbum "Satellite", de 2001, que fez muito sucesso com a música "Alive". "Satellite".

Não é o melhor álbum da banda, na minha opinião, mas é o mais marcante da banda por isso recomendo pra quem não conhece.

Destaques: "Alive", "Boom", "Youth of the Nation" e "Satellite"




DISTURBED - Ten Thousand Fists (2005)
Disturbed é uma banda formada no ano de 1996 em Chicago. Apesar de muitos falarem que não tem influências de New Metal, é uma das coisas que mais aparecem no som da banda. O primeiro álbum da banda, "The Sickness", em 2000 mostra muito da influencia do estilo e continua mostrando nos seguintes.

"Believe" (de 2002) e o "Ten Thousand Fists" (de 2005), sendo que esse último fez a banda ser conhecida pelo mundo a fora, mesmo que de forma bem limitada.

Eles aparecem em muitas trilhas de games (Need For Speed, Tony Hawks's..) e filmes (“Bigger, Stronger, Faster", "Houser of Wax"..), "Ten Thousand Fists" é um dos álbuns que recomendo pra quem não conhece New Metal e quer ouvir uma coisa mais pesada!

Destaques: "Stricken", "Guarded" e "Land of Confusion"



E esse foi meu Top 10 bandas de New Metal! Ficaram de fora da lista, mas convém também citar:  Coal Chamber com o álbum "Coal Chamber", Pleymo com o álbum "Episode 2: Medecine Cake" e Kittie com o álbum "Spit". Espero que tenha gostado, na próxima trago o Top 10 bandas de Metalcore. See Ya

6 comentários:

Flávio disse...

Boa matéria!
A maioria das bandas listadas aí, eu curto
(:

Mr.Ozzy_ZNR disse...

eu adoro RATM e System, o resto não curto muito, lembro-me do album do slipknot que eu ouvi muito, o Iowa, conheço todas as bandas e já escutei quase todos os albuns aqui citados...

Lithiel disse...

POha, montes de bandas boas q eu nem sabia q eram new metal xP mto boom kuma ^^

Anônimo disse...

LP, Rage, System... adoro essas bandas e curto esses cds deles até hoje! =D

Myres Bulcao disse...

Mto fodas.. concerteza sao mto boas.. *O*

Nenhuma delas sai do meu mp4.. xD

Boa materia urso o/

xfallenangellx disse...

Já escutei muito e escuto um pouco até hoje. ^^
Concerteza essas são as melhores bandas pra conhecer o new metal!
Ótima matéria kuma , adorei! o/

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White