Netlabels

A despeito da briga que sempre temos entre gravadoras e usuários de programas de p2p (emula, soulseek e derivados), além de pessoas que baixam música por outros meios (via servidores como rapidshare, por exemplo), temos um fenômeno muito interessante que surgiu exatamente daí: netlabels. O que seria, na real, um netlabel? O que ele difere de uma gravadora comum e que benefícios ele traz ao artista?

Netlabels são sites de gravadoras que distribuem música em formato digital (geralmente mp3 ou ogg vorbis) e, com isso, ajudam na divulgação de um artista ou grupo de artistas. Raramente produzem algum tipo de material físico (como CDs ou LPs, por exemplo) e, por terem um custo muito menor de operação que os selos e gravadoras comuns, acabam encorajando bandas e artistas a aderirem ao formato do selo.

Falando neles, é vantajoso para quem produz música uma vez que é dada uma divulgação em larga escala a custos muito baixos. Há inclusive gente que abre mão de todo e qualquer lucro apenas para manter o site e permitir os downloads gratuitos das músicas. É desvantajoso na medida em que não remuneram as músicas deixadas no site(em alguns casos, como o da Trama Virtual, acontece uma remuneração, dependendo do patrocínio).

Abaixo uma lista interessante de netlabels e comentários sobre estes.


Netlabel brasileiro dedicado ao industrial, ebm, noise e derivados. Possui um acervo muito interessante de bandas, todas com uma grande qualidade técnica. Destaque para o Eraserhead, Fetalcohol e o Gengivas Negras.


Dark Winter foi criado no final de 2002 pelo artista Nathan Larson (Samsa, Bunk Data). Nathan era um dos co-fundadores do selo Green House Music, que lançou uma grande variedade de música atmosférica e ambiente de artistas como Vir Unis, Steve Roach, e Alio Die.  Após o GHM fechar as portas, o artista criou o Dark Winter com o propósito de lançar artistas de Dark Ambient e drone industrial.

Artistas bem interessantes fazem parte desse selo, como o Ryu, Archive e Datura 1.0.


Além de um excelente netlabel de música eletrônica, é também um site de noticias dentro desse meio. É possível encontrar diversos gêneros desse estilo, como o trance, o IDM, o Synthpop, o EBM etc. É uma boa pedida aos amantes da boa música eletrônica.


Um dos maiores netlabels do mundo, abrangendo diversos artistas. Contém perfis de artista, álbuns, rádios e tudo que você possa imaginar.

É possível criar um cadastro e pegar diversas músicas dos gêneros que você goste. Podem apostar que tem muita coisa boa nesse selo.


Netlabel e também webzine, que traz diversas informações dentro da cena alternativa (com foco no eletrônico). Tem tributos e muitas coisas interessantes.


Selo brasileiro dedicado, sobretudo, ao post-rock. Contem também grupos de música experimental e shoegazing. Tem diversos trabalhos interessantes, sobretudo num gênero que está começando a ganhar força no Brasil. Tem artistas muito interessantes, como A Sea of Leaves, Gray Strawberries e Duelectrum.


Selo localizado nos EUA dedicado à música experimental. Se destaca pela altíssima qualidade dos seus trabalhos, entre eles o tributo brasileiro ao Throbbing Gristle.


Um dos pioneiros no Brasil em termos de netlabel. Eles pagam aos artistas pelos downloads efetuados no site, através do patrocínio que o site recebe.

Abrange diversos estilos musicais, contendo artistas de peso como Plastique Noir, que disponibilizou seu disco Dead Pop para download.

Requer um cadastro simples para o download das músicas.

3 comentários:

Triana* disse...

Muito interessante mesmo a máteria.
É um assunto pouco falado mas , nos dias de hoje, muito importante!

Boa informação.

mcve666 disse...

Legal msm... Qdo vi o título no MG pensei que fosse sobre outro assunto, completamente diferente... Que burro, dá zero pra mim... xD
Qto ao texto, bem simples mas bastante esclarecedor.

saturno disse...

Bem interessante o mapeamento de produção independente, é uma pena a MTV nunca se proncunciar a respeito dessa mobilização das net labels.

Postar um comentário

 
©2009 Musicground Podcast - Template Março modified by Snow White